Agência Escalar

Quando devo reformular meu site?

Quando devo reformular meu site?

Um site bem desenvolvido, com conteúdo estruturado e design bem elaborado é um dos melhores caminhos para conquistar audiência e fidelizar clientes.

Entretanto, algumas vezes, mesmo com os esforços para produzir material de qualidade e estarem sempre à frente da concorrência, os números da audiência e alcance de seu site podem mostrar que algo está indo errado.

Quando esse momento chega é hora de recomeçar e reformular seu site, praticamente do zero. Você sabe como identificar esse momento? O que preciso considerar para saber que é a hora de remodelar meu site?

Para responder a essas perguntas, elaboramos um texto com algumas dicas que podem ajudá-lo nesse momento.

Quando sei que é hora de reformular meu site?

Embora não exista uma data certa que indique quando é hora de reformular todo o conteúdo, e inclusive até mesmo o layout de seu site, existe alguns sinais que mostram que essa hora chegou.

Experiência de usuário

A experiência do usuário é crucial para medir a eficácia e o bom desempenho de seu site. Por isso, é importante ficar atento a relatos que apontem experiências ruins, sobretudo quando ligadas a tecnologia empregadas ou estruturação equivocada que dificulte a navegação.

Sempre que o feedback recebido por seus usuários for ruim, é hora de remodelar o site, corrigindo os erros apontados.

Tecnologias usadas no site

A tecnologia está em constante evolução: o que é inovador hoje estará defasado em seis meses. Se somos capazes de perceber a rapidez com que a tecnologia avança em itens como celulares, por exemplo, porque não aplicar esse mesmo raciocínio em site?

Por isso, para garantir experiências positivas de seus usuários, é importante revisar sempre as tecnologias usadas em seu site, principalmente nas seções onde é feito o atendimento ao usuário ou, ainda, onde estão listadas suas redes sociais.

Negócios e área de atuação

Algumas vezes, seja por reformulação de seu negócio, ou até mesmo por oportunidades de fusões ou necessidade de mudança, sua empresa acaba entrando em novas áreas de atuação.

Sempre que isso acontecer, é imprescindível que seja feita uma reformulação em seu site, indicando no portal as mudanças ocorridas. Esse momento pode ser a oportunidade de aumentar ainda mais sua audiência, pois você irá atrair interessados em se informar mais sobre o novo negócio.

Conteúdo defasado

Quando o conteúdo disponibilizado em um site se torna muito defasado em relação às mudanças sofridas pelo negócio ou a área de atuação de uma empresa, é hora de reformular o site, afinal os internautas estão sempre à procura de novidades, e não se interessam por algo que já conhecem.

Números baixos

Quando sua audiência está muito baixa, o tráfego em seu site decepciona, e as visitas não se convertem em vendas, é hora de colocar tudo em um papel e reformular seu site para melhorar os resultados.

Como reformular meu site?

Quando uma análise detalhada dos itens que mostramos acima mostra a necessidade de reformular seu site, é preciso elaborar um bom projeto que contemple os seguintes itens:

Teste com usuários comuns

Para saber exatamente o que precisa ser substituído e o que está funcionando em seu site, o ideal, enquanto estiver elaborando seu projeto de reformulação, é submeter o portal à opinião de usuários comuns. Esse perfil de pessoas poderá dizer, facilmente, o que está funcionando bem e o que precisa ser substituído.

SEO

Antes de colocar em prática a reformulação de seu site, é importante pensar em excelentes estratégias de SEO, para que seu site continue sendo bem rankeado do Google e atraia os visitantes qualificados que podem ajudar a impulsionar novamente o seu negócio.

Navegação

Estruturar um bom menu de navegação é importante para não perder visitantes, afinal se seu site for muito confuso, as pessoas evitarão permanecer ali, afinal ninguém perderá tempo procurando informações que estão ocultas em várias abas.

Conteúdo

Na hora de reformular seu site, é importante dar atenção não só ao layout, mas principalmente ao conteúdo. Em alguns casos, é justamente o seu conteúdo que precisa ser revisto, então se esquecer desse ponto implica em não atender exatamente à demanda de seus leitores.

Um site é uma maneira muito eficaz de atrair visitantes e trazer bons resultados, por isso é essencial que você mantenha seu site constantemente atualizado.