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O que é uma isca digital?

O que é uma isca digital?

No mundo dos negócios online, se diferenciar em meio a um mar de concorrentes, que oferecem serviços às vezes exatamente iguais aos seus não é tarefa das mais fáceis. Todos os dias, empresas dos mais diversos portes e segmentos inundam a rede com conteúdos atraentes ou nem tanto.

E, com tantas empresas disputando sua atenção, um dos bens mais preciosos para os empresários da internet é, justamente, sua base de contatos. Mas convencer o internauta a fornecer seu e-mail e concordar em receber  e, principalmente, avaliar aquilo que você está ofertando não é tarefa das mais fáceis.

Por isso, para evitar que o empreendedor online tenha que tentar ganhar um futuro cliente praticamente “no grito” e inunde as caixas de e-mail com conteúdo indesejado, entra em cena uma estratégia matadora do marketing digital: a isca digital. Sabe do que se trata? Não tem nem a mais remota ideia? Fique tranquilo. Preparamos um texto explicando o que é e como ela pode ajudá-la a alcançar pessoas realmente interessadas naquilo que você está vendendo.

O que é e como funciona

Como o próprio nome sugere, a isca digital é uma estratégia que você irá desenvolver para atrair usuários que navegam em seu site ou blog em um lead (a pessoa que voluntariamente fornece seus dados para receber seu conteúdo).

Quer um exemplo do que é a isca digital na prática? Você está navegando em um determinado site e, em um ponto de sua experiência, surge uma caixa de texto oferecendo conteúdo específico, mas que, para recebê-lo, você precisa preencher seu e-mail. Isso é uma isca digital.

Em geral, a isca digital está sempre relacionada à oferta de conteúdos diferenciados e muito aprofundados em um tema de interesse do internauta, afinal algo precisa ser oferecido para que a pessoa concorde em passar, voluntariamente, algo tão precioso como seus dados de contato.

A isca digital costuma acompanhar materiais como infográficos, e-books ou vídeo aulas, por exemplo, já que este tipo de produto comporta o desenvolvimento de um conteúdo rico, inovador e que prenda a atenção do leitor, instigando-o a querer mais informação qualificada vinda de você.

Como montar iscas digitais

Por ter como finalidade principal atrair o internauta e convencê-lo a disponibilizar seus dados de contato a você, a isca digital pode ser montada em modelos que despertam facilmente a atenção e não são considerados tão invasivos.

Por exemplo, você pode desenvolver iscas digitais em pop-up, que surgem na forma de um Box informativo sempre que o internauta estiver em sua página. Outro caminho eficiente é a criação de artigos com conteúdos aprofundados, sempre relacionados à Isca digital que está desenvolvendo.

Agora, se você tem um canal no Youtube por exemplo, pode desenvolver um conteúdo diferenciado, seja ou de outra pessoa que tenha relação com o tipo de material que você desenvolve e, então, montar uma isca para conseguir que os inscritos em seu canal forneçam, além dos e-mails, mais dados de contatos.

Além destes locais, outro ponto interessante se você quer aumentar seus leads é investir nas redes sociais, via anúncios que podem ser criados no Google Ads.

Agora que você sabe o que é e como funciona, é hora de montar suas iscas digitais e atrair o máximo possível de novos clientes.