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O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

Quem tem uma empresa e utiliza a internet seja para vender seus produtos ou como ferramenta para desenvolver seus aplicativos e aumentar o número de clientes atendidos tem se deparado cada vez mais com a expressão “marketing de conteúdo”. Você sabe do que se trata e como aplicá-la em seu negócio?

Para ajudar aqueles que ainda não entendem bem do que se trata ou tem dúvidas sobre como aplicar esse tipo de marketing em seu dia a dia, preparamos um pequeno texto mostrando do que se trata e como essas técnicas podem trazer lucros e bons resultados para sua empresa.

 

Definindo o marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias utilizadas para engajar empresas a seu público-alvo, aumentando assim a rede de clientes e a de potenciais clientes, através da criação de conteúdos relevantes. Esse material é divulgado tanto via internet como também pode ser enviado por notificações de aplicativos ou compartilhado ainda em redes sociais.

Para isso, o conteúdo produzido precisa ser realmente interessante e se focar nos interesses do público que você deseja atingir. No marketing de conteúdo, os textos publicitários deixam de ser peças que tecem inúmeros elogios a uma determinada marca para trazer ao consumidor que você deseja atingir exatamente aquilo que eles precisam e quando precisam.

O marketing de conteúdo precisa, antes de tudo, atrair e envolver seu público, gerando valor a todos aqueles atingidos por ele. Isso é importante para que os consumidores de sua informação criem uma percepção positiva da marca, consumindo mais seus produtos e também recomendando-os à sua rede de relacionamentos.

 

Como montar uma boa estratégia de marketing de conteúdo

Compreender do que se trata o marketing de conteúdo é importante para que sua empresa tenha sucesso, mas os bons números esperados serão atingidos apenas com uma estratégia infalível na hora de alcançar o consumidor (ou potenciais clientes).

Se você compreendeu o que significa esse termo, mas ainda tem dúvidas sobre como montar uma boa estratégia, fique tranquilo. Preparamos um pequeno texto com algumas dicas que podem ajudá-lo a construir o plano perfeito.

Planejamento

Para não “falar com as paredes” ou perder tempo desenvolvendo textos que não serão aproveitados ou terão pouco resultado, é fundamental entender qual será a finalidade do conteúdo.

Por isso, a etapa de planejamento é crucial, pois é aqui onde todos os aspectos serão definidos, como os resultados desejados e a forma como serão mensurados.

Execução

Se planejar a estratégia de marketing de conteúdo é importante, garantir que a execução desses planos seja perfeita é outro ponto importante para alcançar os objetivos definidos anteriormente. Nessa etapa, o ideal é garantir a frequência e a qualidade do conteúdo gerado.

Mensuração

Embora existam inúmeras métricas que prometem trazer resultados completos, na hora de criar sua estratégia de marketing de conteúdo a melhor pedida é não cair na tentação de sair por aí medindo tudo e se concentre apenas naquelas que são essenciais: os KPIs.

Chamados de indicadores-chave de perfomance, os KPIs fornecem as informações corretas para que você complete a estratégia de sua empresa.

 

Afinal, porque devo fazer marketing de conteúdo?

Para algumas pessoas, mesmo depois de tão destrinchado, compreender o que de fato é o marketing de conteúdo ainda é muito complicado. Tanto que esses empresários se questionam se é realmente necessário utilizar essa estratégia.

Você está nessa lista? Ainda se preocupa se vale mesmo a pena aplicar essa técnica? Continue a leitura, pois preparamos algumas razões que vão convencê-lo a adotar o marketing de conteúdo agora mesmo.

Melhora o relacionamento com seu cliente

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo permite que as empresas se relacionem com seus clientes de forma muito mais próxima, acompanhando todo o processo de compra, desde a escolha do produto até a entrega final.

Dessa forma, as chances de uma recusa ou desistência ao longo do caminho diminuem, assim como as críticas por um eventual atendimento deficitário.

Aumentar o engajamento de sua marca

Ao fazer marketing de conteúdo, sua empresa consegue não apenas convencer o consumidor a adquirir seus produtos, como também engaja-os de modo que eles se tornam embaixadores de sua marca, espalhando-a para amigos e pessoas de seu convívio.

Além disso, a marca pode ajudar os consumidores a resolver problemas, melhorando sua imagem.