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O que é copywriter?

O que é copywriter?

O marketing de conteúdo tem como um dos seus pilares os textos. Peças publicitárias, anúncios, postagens em redes sociais, posts em blogs. Tudo isso serve para engajar e conquistar ainda mais clientes, além de reforçar a presença de sua marca na rede.

Você sabe quem produz todo esse conteúdo e o que fazer para conseguir um texto excelente e capaz de motivar até os clientes mais reticentes? Continue a leitura e logo lhe explicaremos.

 

O que é o copywriter?

O copywriter é o profissional que está por trás daqueles textos convincentes e tão engajadores que você se depara em sites e redes sociais das marcas que tanto admira. Embora muitas vezes esse profissional escreva para vender algo, esse não é seu único objetivo.

O copywriter, muitas vezes, constrói conteúdo capazes de influenciar sua audiência a realizar ações. Por exemplo, assinando a newsletter da empresa, entrando em contato com a empresa ou, ainda, encaminhar e-mails recebidos a amigos ou parentes.

Mas, para que alcance o objetivo desejado, é preciso que o copywiter invista em um texto de qualidade. Uma postagem mal feita, descuidada, dificilmente engaja e conquista o leitor. Algumas vezes, o internauta consegue sentir que o único objetivo da postagem é vender, e isso acaba afastando-o de sua página.

Agora que você já compreende o que é copywriter e qual sua função, que tal aprender algumas dicas que podem tornar os textos de sua empresa ainda mais cativantes?

Não fuja das repetições

Um dos grandes temores de que se aventura no mundo do copywiter é ser repetitivo, produzir conteúdos chatos, maçantes. Aqui, na hora de aplicar o marketing de conteúdo, ao contrário do que se imagina, a repetição não é uma inimiga, e sim uma aliada.

A repetição não só influencia o leitor, como transmite a segurança de que você domina o assunto e também reforça sua mensagem, mostrando que a confiança no produto é grande.

Mas cuidado: embora a repetição seja uma aliada do copywriter, isso não significa que você deva ficar dizendo as mesmas coisas sempre. Repita a mensagem, mas de formas diferentes.

Não despreze o poder do porque

Uma das palavras mais poderosas da língua portuguesa, o uso do porque em um texto de marketing de conteúdo tem ainda mais força, pois engaja os leitores a concordar com o que você afirma ou ao pedido que faz durante o texto.

Além disso, você pode desenvolver explicações mais detalhadas, convencendo ainda mais seus leitores de que o produto sobre o qual está escrevendo é o ideal para aquele público.

Compare

O bom copywiter também não despreza o poder das analogias e metáforas, pois ao comparar situações semelhantes, seu leitor entende com mais facilidade que aquilo que você está tentando mostrar ou a relação que está construindo com ele se torna mais forte e verdadeira.

Aqui é preciso fazer outra ressalva. Embora comparações sejam positivas, aumentem o engajamento e tornem seu texto ainda mais rico, convém evitar comparar o serviço que pretende vender ao de concorrentes.  As melhores comparações são entre experiências de vida ou itens abstratos.

Instigue perguntas e traga soluções

O segredo do copywriter capaz de entreter e engajar o público é instigar o leitor, com perguntas que se relacionem ao tema do texto. Fazer perguntas e propor questionamentos sobre um determinado assunto chama a atenção do consumidor, mas não é só isso.

É preciso responder as perguntas, trazendo soluções para as interrogações propostas, sempre gerando reflexões.

Traga prognósticos

Fazer o cliente (ou futuro consumidor) pensar é importante, mas fazer com este projete o futuro é fundamental para que os leitores se envolvam e percebam tudo o que podem conquistar caso adquiram o produto ou serviço que você está descrevendo.

Mas não basta apenas fazer com esse futuro consumidor sonhe com o futuro. É importante que ele confie em seu produto, confie em sua capacidade de oferecer as soluções que promete, com a qualidade que apregoa.

Invista em materiais exclusivos

Para conquistar ainda mais clientes, e manter o interesse das pessoas vivo, invista sempre em materiais exclusivos. Mostre ao público que deseja atingir que aquele produto ou serviço é exclusivo para eles.

Desta forma, você conseguirá atingir um público seleto e exigente, capaz de dar ainda mais valor a sua marca.