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Google Analytics como usar e aumentar seu alcance?

Google Analytics como usar e aumentar seu alcance?

Muitos empreendedores iniciantes consideram o Google Analytics uma ferramenta complicada. Na realidade, você só precisa de algumas orientações para começar a impulsionar a sua atuação em meio digital.

Hoje, vamos te ajudar a compreender a ferramenta em detalhes. Assim, você não perde mais tempo! Acompanhe o conteúdo que separamos para você.

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados fornecida pela Google. Ela é usada para diversos fins, como a avaliação do alcance de conteúdos. Você pode obter resultados concretos sobre o seu negócio sem esforços.

O que ele faz, explicando de forma resumida, é a colocação de um código em sua página. Todas as vezes que existir tráfego, a ferramenta coleta dados e coloca em um relatório. Você tem acesso, dessa forma, a um relatório completo do seu desempenho sempre que quiser.

Hoje em dia, a ferramenta está cada vez mais conhecida. Existem, ainda, pessoas que não sabem como operar pela plataforma. Entretanto, vamos te mostrar que o processo é simples.

Como funciona o Google Analytics?

Agora que você já sabe o que é o Analytics, acompanhe o funcionamento da ferramenta.

Instalação

Muita gente acha que o Google Analytics é um programa que você precisa baixar ou até mesmo um app. A ferramenta pode ser acessada diretamente da internet, sem a necessidade de download.

Entretanto, você precisa de uma instalação. A diferença é que essa instalação ocorre diretamente no seu domínio. O que é instalado não é o programa, mas sim um código para fazer o acompanhamento das postagens e interações. É necessário colocar esse código em todas as páginas que você quer analisar, dentro de um domínio.

Configuração dos dados

Para continuar com a instalação, é essencial abrir uma conta, como a grande maioria das ferramentas atuais. É importante entender que a conta não está dividida por usuários, que é o mais comum.

O Google Analytics tem a vantagem de permitir o gerenciamento de inúmeras contas (máximo de 100) por cada pessoa que instala o sistema. Se você tem blogs de vários assuntos, pode criar uma conta para analisar o tráfego em cada um deles.

Configurações de privacidade

Essa etapa precisa de um pouco mais de atenção, agora que você já criou as contas. Especialmente se você tem mais de uma conta, não dá para definir privacidade de uma vez só. Você deve organizar todas as configurações para diferentes páginas, não deixando que os relatórios fiquem integrados

A privacidade vai definir os acessos do sistema. Você pode escolher, por exemplo, acessar um domínio de site, ou apenas os dados de tráfego orgânico. Tudo depende dos dados que você está interessado em medir no momento. Cuidado com a análise para cada página.

Qual a importância do Google Analytics para a sua empresa?

Para finalizar, aqui estão alguns benefícios importantes:

Tomada de decisões

Se você ainda não começou a medir os dados do seu site, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro. Não existe nenhuma estratégia de marketing que não tenha medidas!

Uma das justificativas é exatamente a tomada de decisões. Não é recomendado, por exemplo, investir em um tipo de conteúdo específico se não há interesse metricamente analisado. O mesmo vale para desistências de uma técnica para integração com o cliente.

A decisão mais sábia é simplesmente a que tem maior quantidade de dados por trás.

Diminuição dos custos com marketing digital

O marketing digital já é barato, mas quem não precisa cortar alguns custos. O Google Analytics é uma ferramenta que não apenas ajuda a fazer cortes, mas também legitima esses cortes. Isso significa que você tem dados concretos para economizar em uma área e investir em outra.

Muitas vezes, não enxergamos o desperdício de recursos em algum elemento do negócio. Com a ferramenta, esse problema está resolvido. É claro que os benefícios para o seu site são concretos.

Afinal, você pode usar o dinheiro para apostar em detalhes que efetivamente importam para o cliente. É preferível investir com apoio em dados do que com base em intuições.

O Google Analytics é realmente completo, com centenas de ferramentas para rastrear os infinitos dados do seu site. Com a ferramenta, você promove o rankeamento adequado do negócio e ainda economiza tempo!