Agência Escalar

Seis erros cometidos na geração de conteúdo

Seis erros cometidos na geração de conteúdo

A geração de conteúdo é o fator chave para quem quer se aproximar dos clientes ou conquistar ainda mais relevância em um cenário tão competitivo quanto o do comércio online, e é aqui que muitos erros acontecem.

Na ânsia de ganhar mais e mais clientes, muitas pessoas cometem erros graves no momento de criar conteúdo para sua empresa, e acabam afastando os potenciais compradores, além de comprometer sua imagem no mercado em que atuam.

Se você precisa gerar conteúdo e não quer cair nas mesmas armadilhas daqueles que acabam perdendo muito mais clientes do que ganhando, anote essas seis dicas e você terá apenas resultados positivos.

1.Escrever conteúdos muito complicados

Um erro muito comum naqueles que começam a gerar conteúdo para sua empresa, principalmente pela primeira vez, é errar no tipo de texto que estão produzindo. Por medo de que seu discurso pareça muito superficial, as empresas acabam rebuscando demais o texto, deixando tudo muito complicado. O resultado disso? Queda no engajamento e perda de audiência.

Para não errar e, assim, afastar seus leitores, a dica é dosar o tipo de texto no momento de criar seu conteúdo. Aposte em uma linguagem clara, de fácil entendimento ao leitor, mas que não seja tão superficial a ponto de parecer descuidada ou que você não entende do assunto que esteja tratando.

Use sempre exemplos e traga as situações que descreve para a realidade do leitor. Dessa forma, você conquista a atenção do público, que aguardará ansioso por suas próximas atualizações.

2.Evite usar sua própria vida como exemplo para o conteúdo que escreve

Usar suas próprias experiências para dar mais humanidade e aproximar o leitor de seu texto é tentador, mas deve ser evitado o máximo possível, pois o recurso pode cansar seu futuro cliente.

Por isso, antes de decidir se deve ou não utilizar experiências próprias no conteúdo de sua empresa, se coloque no lugar de seus leitores. Você, como futuro cliente, gostaria de receber aquele conteúdo? Se sua resposta for sim, construa o texto. Agora, se disser não, é hora de repensar sua estratégia na produção de conteúdo.

3.Excesso de publicações

Manter suas redes sociais, seu site ou blog constantemente atualizados é importante para quem deseja conquistar ainda mais audiência ou cativar aquela que já tem. Mas, aqui, é fundamental tomar cuidado para não cair no conto do excesso de conteúdo, principalmente o conteúdo vago, sem qualquer profundidade.

Por isso, para não cansar seus leitores com excesso de conteúdo, é importante fazer um planejamento do que será produzido e com qual frequência você avisará seus leitores das novidades.

Em alguns casos, é melhor diminuir a frequência com que suas redes são atualizadas, garantindo a produção de material de qualidade, do que exagerar na frequência dos textos, produzindo conteúdos fracos e pouco atrativos.

4.Escrever de olho apenas no rankeamento do Google

Garantir que o conteúdo produzido por você tenha uma boa posição no Google é importante afinal, na internet, visibilidade é tudo (convenhamos, ninguém lê o que está na segunda ou terceira páginas do Google). Mas focar seu texto apenas em técnicas que o levem para o topo, não se preocupando com o leitor, é um grave erro.

Aqui é importante pensar que, antes dos robôs do Google, quem consumirá seu conteúdo são pessoas, que são atraídas por textos com características humanas. Por isso, a melhor saída é produzir um conteúdo humano e de qualidade e, então, aplicar os parâmetros que garantam sua otimização e o coloquem no topo das buscas.

5.Preocupar-se apenas com o tamanho do texto

Evitar textos muito longos é um cuidado para não cansar seu leitor, garantindo que eles continuem frequentando suas redes e consumindo seus produtos. Porém, preocupar-se com o tamanho do texto pode ser um fator limitador, já que pode estragar a coerência do discurso.

Pareceu um pouco confuso? Vamos explicar. É importante não exagerar no tamanho do texto, mas também escrever textos muito curtos pode ser prejudicial. Então, na hora de montar o discurso, garanta que o material está completo, com a mensagem que gostaria de passar.

6.Não concluir o texto adequadamente

Começar um texto é difícil,mas concluí-lo de forma coerente, amarrando bem o que você gostaria de dizer é ainda mais complicado. Por isso, na hora de encerrar seu texto, procure garantir que todos os pontos abordados estão ali, que sua conclusão é completa e resume tudo o que gostaria de abordar.