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O que é e como funciona o funil de vendas?

O que é e como funciona o funil de vendas?

Montar uma boa estratégia para aumentar as vendas de sua empresa é importante para garantir o crescimento e a sobrevivência de qualquer companhia, independente de seu porte. Mas acertar no plano nem sempre é fácil, e o menor fracasso pode cobrar um preço muito alto.

Para ajudar na tarefa de crescer e se destacar no mercado, um bom aliado é o funil de vendas. Você sabe o que essa expressão significa e como utilizá-la a seu favor? Não? Fique tranquilo. Preparamos um material com explicações que ajudarão você não só a entender esse conceito como também a colocá-lo em prática.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é composto por um conjunto de etapas e gatilhos, cujo objetivo principal é dar suporte aos planos de compras do consumidor de um determinado estabelecimento, seja ele físico ou virtual.

Esses gatilhos automáticos nada mais são do que estratégias que instigam potenciais visitantes de seu e-commerce, por exemplo, em interessados nas mercadorias que você comercializa e, por fim, convertendo-os em clientes regulares.

Para que traga os resultados esperados pela empresa é preciso que a equipe de vendas e o marketing trabalhem juntos, mesmo que a companhia seja tão pequena que não haja separação entre os segmentos.

Como funciona o funil de vendas?

A decisão de comprar algo não é simples. Ela envolve uma série de processos, que vão desde a apresentação de seu produto ao cliente até o convencimento de que aquilo que você está vendendo é exatamente o que o comprador busca.

Para tornar esse processo não apenas mais fácil como também trazer os resultados que você busca entra em cena o funil de vendas. Essa estratégia de negócios é realizada seguindo alguns passos, que mostraremos abaixo. Assim você poderá aplicar a estratégia em sua empresa e colher os melhores resultados.

Etapa um: topo do funil

Primeiro passo na implantação do funil de vendas em seu negócio, o topo do funil é o ponto em que o consumidor ainda não sabe do que precisa, e muito menos que o seu produto atende as necessidades que ele sequer desconfia ter.

É aqui que seu trabalho começa. Como seu futuro comprador não sabe que precisa daquilo que você está vendendo, cabe à sua empresa mostrá-lo de que essa compra é extremamente necessária.

Para começar a gerar algum interesse sobre seu negócio é importante munir o visitante de informações relevantes. Desenvolva e distribua materiais que mostrem ao consumidor que você tem tudo aquilo que ele busca (mesmo que não saiba disso).

Etapa dois – Meio do funil

A segunda etapa, conhecida também como o meio do funil, é quando o consumidor reconhece que tem uma necessidade e sai em busca de alternativas para sanar esse problema.

Se no primeiro ponto você precisava mostrar que tinha aquilo que ele sequer desconfiava necessitar, aqui você deve convencê-lo de que sua empresa tem o que ele procura, através de informação, muita informação. E anúncios direcionados ao perfil de cliente que busca.

Embora seu objetivo seja informar o consumidor, para não assustá-lo é importante não forçar a compra. Forneça todos os dados que ele precisa, mesmo que a solução apresentada não seja exatamente a venda de seu produto.

Etapa três – Funil de vendas

Na última etapa, o funil de vendas, você lidará apenas com consumidores que não apenas tem uma necessidade, mas principalmente estão prontos para adquirir um produto (mesmo que não seja o seu).

Para concretizar essa venda, sua empresa precisa ser lembrada como referência na solução do problema sofrido pelo consumidor. É aí que entra o trabalho construído anteriormente, quando você mostrou ser necessário, mesmo não oferecendo diretamente seus produtos.

Embora o objetivo nesta etapa seja concretizar uma venda, é importante não “forçar a barra” para que isso ocorra. Mensagens sutis, mostrando que o seu produto é o mais recomendado ajudam muito a convencer consumidores que, mesmo certos de que devem adquirir o seu produto, ainda tem dúvidas quanto a isso.

Porque aplicar o funil de vendas em minha empresa?

O consumidor nem sempre percebe suas reais necessidades, ou prefere não fazer compras em um determinado momento. Por isso, o funil de vendas é extremamente importante, pois oferece a chance de firmar sua empresa como a melhor na área em que atua, além de educar o consumidor a adquirir aquilo que você comercializa.