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Captação de lead – Entenda a importância!

Captação de lead – Entenda a importância!

Na internet, conseguir conquistar relevância e se destacar em meio a tantos concorrentes, que produzem conteúdo algumas vezes semelhante ao seu é muito difícil, principalmente quando não se conhece exatamente o tipo de público que se deseja atingir.

Para tornar essa aproximação com prováveis consumidores mais fácil entra em cena o lead. Expressão muito comum no universo do marketing digital (ferramenta importantíssima para os empreendedores digitais), o lead nada mais é do que uma pessoa que, ao consumir seu conteúdo, mostrou interesse por seu produto ou serviço.

O lead é uma figura muito importante no universo digital, dependendo da abordagem que esse potencial consumidor receber, ele poderá ou não se tornar um cliente de sua empresa. E mais, poderá recomendá-lo a amigos e parentes, aumentando ainda mais sua cartela de clientes, ou fazer críticas negativas, fazendo com que você perca dinheiro.

Por isso, por seu papel na rentabilidade do negócio, a captação do lead ganha ainda mais importância. Mas você sabe exatamente por quê?  Se a resposta for não, preparamos um texto para falar um pouco mais sobre o assunto. Se você sabe o que é lead, mas não o acha tão importante, continue a leitura mesmo assim.

 

Como captar leads?

Antes de mostramos a importância na captação de leads, vale a pena dizer como captar esses leads, afinal ainda existem muitas pessoas com dúvidas de como fazer isso. Alguns não realizam essa operação por acreditar que se trata de algo muito difícil, e na verdade não é.

Para captar leads você precisa, primeiramente, garantir que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo e queiram sempre receber mais atualizações. Por isso, ao produzir conteúdo para suas redes, incentive os internautas a fornecer seu e-mail.

A mesma estratégia vale para os e-books. Ao oferecer conteúdo especializado a seus internautas, garanta que o download ocorra para aqueles que deixarem um e-mail válido para contato. Assim você poderá entrar em contato com esse potencial comprador.

 

Porque captar leads é tão importante? 

Agora que você sabe o que é um lead e como captá-lo, é hora de entender porque essa ferramenta é tão importante. Para isso, trouxemos alguns tópicos que podem ajudá-lo a entender essas razões.

 

Atrair potenciais clientes 

Com a captura de leads, você obtém o e-mail de um potencial cliente e, desta forma, pode entrar em contato periodicamente com a pessoa, entender suas necessidades e problemas e, então, oferecer produtos que atendam a essas necessidades, fidelizando-o, já que oferece um serviço personalizado.

 

Encurtar o ciclo de vendas

Convencer um consumidor a adquirir seus produtos nem sempre é uma tarefa fácil, afinal existem vários passos até que a pessoa concretize a compra. Mas, com o lead, essa tarefa se torna mais simples, afinal o comprador já conhece a empresa, está interessado em seu produto, e acredita que ele tem as soluções para o seu problema.

 

Melhora do processo de vendas

 A captação de leads torna o processo de vendas mais rápido e eficiente, ajudando a melhorar a performance de todos aqueles que tem como tarefa principal conseguir mais clientes para a sua empresa.

Com um público alvo já direcionado, convencer um potencial comprador a se tornar um cliente fiel de sua empresa é mais simples e garantido, afinal você já conhece o pensamento daquela pessoa, e sabe o que fazer para converter uma visita em seu site em vendas.

 

Maior probabilidade de reter e fidelizar o cliente 

Uma das grandes dificuldades das empresas é reter e fidelizar os clientes após uma compra. É comum nos depararmos com pessoas que compram uma única vez e nunca mais retornam a um determinado site.

Por isso, a captura de leads é extremamente positiva, já que ajuda o empresário não só a vender, mas a continuar vendendo para a mesma pessoa, graças às informações sobre esse potencial cliente que sua empresa possui.

Desta forma, você não só conquista um cliente fiel, como também aumenta o número de compradores satisfeitos. E clientes satisfeitos compartilham sua preferência com outras pessoas.

 

Baixo custo 

Quando se inicia um negócio, economizar é uma prioridade, afinal montar a loja, mesmo que virtual tem certo custo. E é aí que entra a captação de lead. Por se tratar de uma tarefa relativamente simples e sem custo extra, pode ser colocada em prática por qualquer empresa, até mesmo aquela que está começando.