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Black Friday 10 dicas de como se preparar e vender muito

Black Friday 10 dicas de como se preparar e vender muito

A Black Friday vem um pouco antes do Natal com a intenção de aumentar as vendas no varejo! Com uma série de descontos agressivos, a data vem ganhando cada vez mais força no Brasil e muitos estabelecimentos de diversos segmentos vem aderindo essa data para aumentar os lucros.

O que é a Black Friday

Para quem não sabe o termo Black Friday, conhecido também como sexta-feira negra, foi criado na Filadélfia na década de 60, uma data que acontece todo ano na 4° sexta-feira de novembro, após o feriado de ações de graças. Nos Estados Unidos a Black Friday já é considerada uma das principais datas que mais vendem no país.

E aqui no Brasil é uma das melhores datas do varejo a Black Friday se tornou uma ótima data para vender mais e também uma boa oportunidade para sua loja limpar o estoque para a entrada dos lançamentos de Natal.

E em uma data como essa não dá para perder não é mesmo? Por listamos 10 dicas de Como se preparar para a Black Friday.

Este é um período em que os consumidores estão procurando muitas promoções para pechincharem!

Mas, mais do que oferecer grandes promoções para os seus clientes, é preciso se preparar para que tudo ocorra conforme o planejado.   Pensando nisso, separamos aqui alguns pontos importantes que você não pode esquecer para esse Black Friday. Confira!

1 – Crie promoções reais na Black Friday

Crie promoções verdadeiras para realmente atrair os seus consumidores no período da Black Friday.

Tome muito cuidado com as propagandas enganosas, a cada ano que passa, o Procon possui uma lista http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php das fraudes da Black Friday, você não quer que seu nome vá para essa lista não é mesmo?  e os próprios consumidores estão de olho nessas lojas que enganam seus clientes.

2 – Divulgue as promoções para os seus clientes

Crie ações de divulgações em redes sociais Facebook, Instagram, Whatsapp, e-mail marketing e folhetos promocionais.

Sua vitrine também é um ótimo lugar para você divulgar os produtos do black friday e a porcentagem máxima de desconto que seu estabelecimento está trabalhando.

Exemplo: Produtos com até 90% OFF, sempre coloque o “ATÉ” para não parecer que todos os seus produtos estão com esse desconto.

3 – Estoque

Organize seu estoque, faça um levantamento de tudo o que está produtos que irão entrar na Black Friday. É muito importante analisar a quantidade de estoque de cada um deles para sua loja não perder o controle de vendas no dia do Black Friday.

Lembre-se que são 24h ou uma semana de promoções para a sua loja aproveitar e vender muito!

Em lojas virtuais a atenção deve ser redobrada na Black Friday, por isso vale alguns cuidados como:

  • Cuide para não vender produtos que já acabaram
  • Se um cliente optou por boleto
  • Separe o produto para ele até o vencimento
  • Tenha um controle preciso do seu estoque

4 – Preço X Lucratividade

Análise os descontos máximos que você pode dar em seus produtos, pois sua loja não pode correr o risco de ter mais prejuízos do que lucros na Black Friday.  você deve tomar um cuidado ao promocionar o mesmo por um valor menor, o que será considerado talvez como um prejuízo. Claro, que isso pode ter algumas exceções, por exemplo: se você estiver com o produto parado muito tempo no estoque, que acaba se tornando um prejuízo, você pode colocar um preço abaixo da sua margem, apenas para limpar o estoque e assim dar espaço aos lançamentos de Natal.

5 – Vitrine Black Friday

A vitrine vai ter um papel super importante na Black Friday, ela é um ótimo atrativo de clientes, mesmo que sua loja seja na rua ou dentro de um shopping, ambos os lugares tem fluxo de pessoas a todo o momento. Por isso, quanto mais trabalha e com descontos ela tiver, mais vendas serão realizadas. Isso porque quando um cliente passa em frente a loja, sua vitrine vai ter poucos segundos para chamar a atenção e fazê-lo decidir se entra ou não em sua loja. Portanto, sua vitrine de Black tem que ter uma atenção ainda mais especial!

 

6 – Coloque em promoção os produtos mais vendidos

Essa é uma ótima ação para você realmente surpreender os seus clientes e ainda vender mais nesta Black Friday.

 

7 – Decore sua loja para a Black Friday

Que tal deixar toda sua loja em clima de black friday? Ou talvez um espaço especifico com os produtos que realmente estão com descontos?

Essa sinalização no interior da sua loja vai orientar os seus clientes diretamente para os produtos que estão na promoção.

– Precificadores

Sinalize seus produtos com precificadores especiais para a Black Friday, coloque o famoso “DE: R$ XX,xx POR: R$ X, isso vai colaborar com a decisão de compra dos seus clientes. Ficará mais claro quais são os preços reais e com o desconto da Black Friday.

– Adesivo ou banner na Vitrine de Black Friday

Sua vitrine tem o grande poder de chamar a atenção de quem passa em frente sua loja! Por isso, um adesivo ou banner com o tema da Black Friday na sua vitrine vai deixar ela linda e também vai ajudar a trazer mais clientes para sua loja!

– Balões

Balões são sempre um grande atrativo de clientes, eles simbolizam promoções e ações e vendas especiais!

Decore sua Loja Virtual na Black Friday!

Deixe seu estabelecimento em clima da Black Friday, prepare os banners principais (imagem de destaque) da sua loja com os melhores descontos e produtos que você tiver disponíveis.

8 – E-mail Marketing

Se você tem o e-mail dos seus clientes cadastrados, uma boa ação seria sua loja disparar um e-mail marketing avisando os seus clientes que seu estabelecimento vai ter produtos com descontos incríveis! Isso vai deixá-los mais atentos e aguardando o momento em que os descontos forem para o ar. Aproveite para avisá-los no dia da Black Friday que as promoções já estão disponíveis.

Se sua loja ainda não tem uma ferramenta para disparos de e-mail marketing em massa, você pode utilizar o Mail Chimp, ele é gratuito até 2.000 contatos.

9 – Redes sociais

Hoje em dia todo mundo está conectado nas redes sociais e seus clientes e futuros clientes também! Então use todas as redes sociais para divulgar sua campanha de Black Friday. Experimente fazer post patrocinados e triplique o alcance das publicações.

10 – Prepare sua equipe de atendimento

Na Black Friday é muito comum o número de pedidos de atendimento aumentar e se seu estabelecimento não estiver preparado para atender o seus clientes com dúvidas, sugestões e até reclamações, você pode para no site no Procon ou no Reclame Aqui.

Então prepare sua equipe para proporcionar sempre o melhor atendimento para os seus clientes, isso inclui a transparecia nas informações.

 Concluindo!

Essas são nossas dicas para ajudar você vender muito na Black Friday independente do seu negócio, e mesmo que a promoção seja apenas dia 23 de novembro, a semana toda ou o mês todo, esse planejamento é necessário para alcançar resultados nas suas vendas.

Esperamos que essas dicas ajudem a vocês não só para essa data mas para próximas promoções e se você ainda tiver dúvidas, pode deixar nós comentários. Que iremos lhe responder !!

Boas vendas!

 

Não deixe de conferir as promoções do nosso site:

Promoção – Black Friday